quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A LUTA DOS IDOSOS

           O Distrito Federal hoje conta com cerca de 177 mil pessoas com mais de 60 anos, o que deveria provocar nos políticos locais a decisão de recuperar a política em favor dos idosos criada desde 1986, por técnicos especializados no trabalho com idosos. Durante aos anos de 1986 até 1999 cerca de 50 mil idosos foram mobilizados e participaram de reuniões semanais nos Grupos Comunitários de Terceira Idade e nas Associações de Idosos.
Nesses anos foi formada uma equipe que contava com um Gerontólogo Social, dois psicólogos, dois advogados e doze professores de educação física treinados especialmente para ministrarem aulas e atividades físicas para pessoas com mais de 60 anos.
Nas reuniões semanais não aconteciam bailes, ressalvados a reunião especial para comemorar os aniversariantes do mês quando, na última hora da reunião, antes dos comes e bebes, alguns participantes dançavam.
As reuniões semanais eram realizadas com todos os cuidados necessários para proteger a saúde dos participantes. Na primeira hora, aconteciam debates sobre os temas escolhidos pelos idosos e na segunda hora os professores de educação física ministravam exercícios físicos especiais.
Mais detalhes sobre como os trabalhos eram realizados em favor da valorização dos idosos, sem assistencialismos ou paternalismos o leitor encontra no blog: www.idosos-profmedeiros.blogspot.com
Oxalá o governo do Distrito Federal desperte para a realidade atual dos idosos cuja saúde precisa de atenção muito especial, pois já é grande o número de idosos contaminados pelo vírus HIV, devido aos bailes promovidos pelos atuais “donos” dos Grupos e Associações de idosos.
Atualmente raros são os grupos Comunitários e Associações que realizam eleições anuais para coordenadores de Grupos e Presidentes de associações. A renovação de lideranças é fundamental para que os objetivos do trabalho em favor dos idosos sejam integralmente alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário