sexta-feira, 3 de agosto de 2018


CUIDAR DOS PAIS IDOSOS É UMA PROVA DE AMOR

A dedicação dos filhos em cuidar de seus pais idosos, tem de ser transformada em um hábito normal na vida dos brasileiros.
        Este assunto não é novo, pois o grande poeta Gonçalves Dias, em sua obra prima, o poema I-Juca Pirama, usa como tema central à extraordinária dedicação de um filho ao pai idoso.
        Como se percebe, o ideal não é a existência de leis rigorosas para obrigar os filhos a cuidar de seus pais idosos.
        Os filhos e as filhas que decidirem dedicar seu tempo em cuidar de seus pais idosos, na maioria dos casos enfrentarão resistência de parte de seus cônjuges.
        Esse fato, grave, foi tema de um seminário internacional realizado em Brasília há alguns anos, que concluiu que “O marido ou a esposa não possui amor filial”. E esse sentimento é fundamental na hora de em que for necessário fazer algum sacrifício para cuidar bem dos pais idosos.
        Neste seminário ocorreu um importante debate sobre esse problema e a conclusão foi a de que os que não são filhos poderão ser induzidos a colaborarem através do uso do que foi denominado de “amor patrimonial”, caso o idoso possua um bom patrimônio material.
As pessoas idosas, portanto, precisam preservar o seu patrimônio até o fim da vida, pois como se sabe agora, ele pode ser um bom atrativo para que o genro ou a nora, venha ajudar a esposa ou o esposo nos cuidados ao idoso dependente, tendo como atrativo  um possível beneficio maior quando a herança for repartida.
Segundo esse seminário, o idoso de todo o mundo vale pelo patrimônio que consegue acumular durante a vida e o  mantenha até o fim de seus dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário