sábado, 15 de janeiro de 2011

24 ANOS TRABALHANDO COM IDOSOS

No dia 15 de outubro de 2010 comemorei 24 anos de trabalho em prol da população idosa do Distrito Federal e do Brasil, sem o uso de assistencialismos ou paternalismos.
Tudo começou dia 15 de outubro de 1986, após minha participação no primeiro Curso Internacional de Gerontologia Social, patrocinado pela ONU e realizado pelo SESC de Porto Alegre. Após voltar do curso, tornei realidade à idéia de criar grupos comunitários de terceira idade.
Os componentes do grupo de Diabéticos e hipertensos do Centro de Saúde número 09, do bairro Cruzeiro Novo, da cidade Satélite do Cruzeiro, Distrito Federal, no dia 15 de outubro de 1986, as 15;00 horas, aceitaram o meu convite para criar o primeiro Grupo de Terceira Idade. Os idosos escolheram por votação unânime o nome de “Grupo Fraternidade de 3ª Idade”, com reuniões todas as quintas feiras, das 15 às 17 horas.
Também nesse dia, a enfermeira Vera Terezinha Silveira da Silva, convidada por mim, e pelos membros do Grupo, passou a dedicar-se integralmente ao trabalho com os idosos na Capital Federal.
Depois de várias reuniões com atividades lúdicas e exercícios físicos, por reivindicação do Grupo marquei uma audiência com o então governador do Distrito Federal, Dr. José Aparecido de Oliveira, para reivindicar a criação da AETI - Assessoria Especial para Assuntos da 3ª idade, vinculada ao gabinete do governador. Ele aceitou minha sugestão e determinou a criação da primeira assessoria destinada a promover ações em defesa dos idosos.
A AETI funcionou, sucessivamente, nos governos de José Aparecido de Oliveira, Joaquim Roriz, Wanderley Valim, Joaquim Roriz; e, no governo do Professor Cristovam Buarque a AETI foi transformada, através da lei nº 1445, de 11 de maio de 1997, na Subsecretaria para Assuntos do Idoso – SAI.
           Em 1999, com a posse de mais um governo de Joaquim Roriz, a Subsecretaria foi desativada, e fui demitido sem qualquer justificativa. No lugar da Subsecretaria foi criado um novo trabalho com idosos, então na Secretaria de Ação Social, com uma filosofia de trabalho completamente diferente.
No período de 11 anos em que servi aos governos do Distrito Federal foram criados 50 Grupos Comunitários de Terceira Idade, com cerca de cinco mil idosos mobilizados em reuniões semanais.
Todos os trabalhos efetivados até dezembro de 1998 foram direcionados para restituir a cidadania plena às pessoas idosas, sem a prática de assistencialismos ou paternalismos.
Após ser afastado da Subsecretaria do Idoso, fui convidado para assessorar o então senador da República, Luiz Estevão, que havia reinstalado no Senado Federal a Subcomissão Permanente do Idoso, da qual foi eleito presidente.
Após a cassação do Senador Luiz Estevão, continuei assessorando a Subcomissão Permanente do Idoso até 31 de janeiro de 2011 como assistente parlamentar no gabinete do Senador Leomar de Mello Quintanilha, do estado do Tocantins, que fora eleito Presidente da Subcomissão Permanente do Idoso do Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário