DIAS NACIONAL E INTERNACIONAL DO IDOSO
A instituição Católica Luiza de Marilac, no ano de 1961, portanto há mais de 50 anos iniciou as comemorações em homenagem aos idosos. Essa obra social era mantenedora de várias casas de assistência, algumas para crianças e outras para idosos.
Portanto, o dia do Idoso começou a ser comemorado em São Paulo.
No Distrito Federal, o Dia 27 de setembro passou a ser comemorado com Dia do Idoso, mediante lei aprovada na Câmara Legislativa em 1987.
Apesar de todos esses anos, somente em 2000 é que foi apresentado no Congresso Nacional o Projeto de Lei número 2366/2000, determinando o dia 27 de setembro como o DIA NACIONAL DO IDOSO.
Esse Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pelo Senado Federal, mas a Câmara Federal não aceitou a data sugerida pelo Senado Federal, 27 de setembro e através de um Projeto de Lei do Senador Wellington Fagundes, do Mato Grosso, mudou a data de comemorações pelo DIA NACIONAL DO IDOSO para o dia 1º de outubro.
O Dia 27 de setembro é comemorado como Dia do Idoso em quase todos os Estados e Municípios brasileiros. As Assembléias Estaduais e Câmaras de Vereadores aprovaram leis locais determinando o dia 27 de setembro como o DIA DO IDOSO.
O Dia 1º de outubro, por decisão das Nações Unidas é o Dia Internacional do idoso.
No Brasil, essa data é também, agora oficialmente, o DIA NACIONAL DO IDOSO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário