segunda-feira, 25 de abril de 2016

ENVELHECER SEM TRAUMAS


O segmento idoso tem pressa, muita pressa, em ser reincluído no contexto social, por razões óbvias. Urge, portanto, o aparecimento de ações concretas da sociedade em geral que eliminem os preconceitos e as discriminações que vêm atrasando a entrada de nosso país na comunidade das nações que protegem os idosos e, sejam preservadas as gerações que construíram a sociedade em que vivemos.
        
O estudo do envelhecimento humano ainda não chegou até os bancos escolares com a intensidade desejada. Pouquíssimas universidades oferecem cursos de especialização em envelhecimento humano. E os poucos que existem não recebem a devida divulgação na grande mídia. A Gerontologia Social deveria ser ensinada nas escolas, em todos os níveis, e toda faculdade de medicina deveria ter cursos de Geriatria, propiciando assim a formação de um maior número de especialistas no Brasil.
        
A Gerontologia social é a ciência que vai ajudar a vencer os desafios que costumam aparecer na vida do ser humano, na medida em que o tempo passa, e o envelhecimento começa.

A Geriatria é uma ciência médica, que cuida dos efeitos que o envelhecimento causa na saúde das pessoas.

Os primeiros sinais do envelhecimento de um ser aparecem no rosto, que passa a hospedar algumas rugas, o cabelo começa a ficar grisalho e a resistência física dá sinais de declínio.

Ao olhar-se no espelho, e constatar esse sinais, a pessoa no limiar do envelhecimento físico que, apesar de assustador, não devem modificar seus planos, sonhos, desejos e expectativas em relação à vida.

Aliás, as pessoas precisam vencer o mito, criado pela desinformação, de que com a chegada do envelhecimento os homens devem reduzir as atividades sociais, voltar para casa, vestir pijama, aprender a fumar cachimbo e ficar olhando a mulher que deve estar fazendo tricô, sentada em uma cadeira de balanço.
Vai agora um recado para as mulheres: Ao perceberem os primeiros sinais do envelhecimento não fiquem deprimidas. Muito pelo contrário, devem passar a usar com mais intensidade de toda a experiência adquirida, para tirar o melhor proveito da situação.
Não devem pensar que a beleza é apenas a aparência física de uma pessoa jovem.
O ser humano é bonito se for capaz de se sentir bonito.
As mulheres casadas não devem ficar achando que o marido já não a olha como o fazia há alguns anos. Acontece que ele também está envelhecendo, só que os homens, na grande maioria, custa mais a aceitar que a velhice está chegando.
 Além do que, a mulher será sempre bela, se continuar usando o seu charme, sua feminilidade, sua aparência bem composta, sua sensualidade, independentemente da idade que tiver.

O ser humano ao perceber os primeiros sintomas do envelhecimento, não deve ficar pelos cantos da vida, colocando a culpa no envelhecimento por tudo de mal que lhe acontece.
Envelhecer sem traumas é o grande segredo para que o ser humano possa desfrutar da vida em todas as suas etapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário