sábado, 19 de fevereiro de 2011

PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO

DA

FACULDADE ABERTA

PARA

A

 MATURIDADE

OU
TERCEIRA IDADE


JBM/2011.

ALUNOS MATURIDADE – TERCEIRA IDADE

01- As Faculdades ocuparão suas vagas ociosas, e caso estas não existam, 1% (um por cento) das vagas de cada curso, para receber pessoas com mais de 50 anos, sem a prestação de exame vestibular, desde que comprovem a conclusão do segundo grau, ou correlato.

02 - Os alunos maturidade, se aprovados nos exames finais, receberão um CERTIFICADO de conclusão do curso, não um diploma.

03 - A Direção da Universidade criará o DEPARTAMENTO MATURIDADE – que será dirigido por um Gerontólogo Social, que adotará, com aprovação superior, as ações necessárias para a viabilização deste projeto;

04 - A faculdade, oferecerá desconto especial para os alunos aprovados mediante vestibular, com idade igual ou superior a cinqüenta anos;

05 - Os descontos para os alunos maturidade, serão:
        
         a) Aposentado ou Pensionista com proventos de até cinco salários mínimos, 80% (oitenta por cento) nas mensalidades e taxas diversas;

b) Proventos de 5 até 10 salários mínimos, 70 % (setenta por cento);

c) Acima de 11(onze) salários mínimos, 50% (Cinqüenta por cento);

         d) Os alunos maturidade ficarão isentos das taxas de matrículas e outras; a exceção será o material didático que será fornecido gratuitamente aos que ganharem até 5 (cinco) salários mínimos;

          e) Os alunos maturidade deverão acompanhar os demais estudantes, realizando todas as provas, testes e trabalhos do curso, sem privilégios especiais.

          f) Os alunos maturidade freqüentarão um semestre como alunos normais - obedecendo ao que preceitua o item 5 e suas alíneas - submetendo-se ao currículo regular da classe, após o que farão uma prova. Caso consigam notas semelhantes às dos alunos regulares, serão efetivados no curso como alunos maturidade.

O6 - A Escola promoverá, quinzenalmente, encontros de todos os alunos maturidades participantes dos diversos cursos, no período da tarde, (entre 15:00 e 17:00 horas, Segunda ou Sexta-feira).
Nestes encontros, eles debaterão os problemas do dia – a - dia nas faculdades, farão ginástica especializada, participarão de palestras sobre Geriatria, Gerontologia Social e outros temas previamente escolhidos.

07– A Faculdade Aberta para a Maturidade, além dos cursos regulares, promoverão a criação de eventos festivos junto à comunidade próxima ao Campus, assim como possibilitarão a organização de SEMINÁRIOS, JOGOS, PASSEIOS, VIAGENS DE ESTUDOS, além de outros sugeridos pela maioria dos alunos. 

 08 - A Universidade fará publicidade intensa sobre a abertura da faculdade para a MATURIDADE, dando ênfase à oportunidade para a volta às atividades de pessoas que estão na ociosidade, aposentados ou não, que desejam aprimorar seus conhecimentos, usando slogans como: “NUNCA É TARDE PARA APRENDER”, “A IDADE NÃO IMPORTA. PRECISAMOS VIVER BEM A IDADE QUE A GENTE TEM”, ETC.

09- Os candidatos a alunos maturidade, cujos filhos ou netos estejam cursando, ou tenham cursado em alguma faculdade da Universidade, terão prioridade no acesso ás vagas;

10 - Os alunos “MATURIDADE” serão observados pelos professores, que darão notas de avaliação quanto a sua capacidade de acompanhar a turma de alunos jovens.Se aprovados no primeiro semestre, o aluno maturidade sem vestibular, será efetivado no curso e submetido ao que preceitua o Item 5 e suas alíneas.

a) Estes alunos, quando reprovados nas provas do primeiro semestre, terão nova oportunidade no próximo ano letivo;
          
  
NOTA: Qualquer alteração nesta proposta poderá ser efetivada mediante reunião da Direção da Universidade e o proponente que assina o presente projeto.
                            


-------------------------------------------------------
João Batista de Medeiros
Gerontólogo Social
jbhelena@yahoo.com.br
Telefax: 3234 21 60
9981 18 76

Nenhum comentário:

Postar um comentário