domingo, 12 de fevereiro de 2017

OTIMISMO EM QUALQUER IDADE
                                              
A idade avançada não deve ser motivo para justificar o recolhimento para uma vida sedentária. Somente uma doença grave justificaria uma redução das atividades comuns do ser humano.
Um fracasso qualquer nas atividades profissionais de um homem envelhecido não pode ser atribuído apenas a idade avançada dele.
Por exemplo, se um profissional de vendas, com setenta anos ou mais, com saúde e capacidade profissional, após completar um dia sem conseguir vender os seus produtos, não pode ser atribuída à idade avançada dele, exigindo o seu afastamento do trabalho.
Os familiares precisam entender que o fracasso ocasional não é ocorrência causada pela idade.
Chegar em casa cansado após um dia mal sucedido no trabalho acontece para trabalhadores ou trabalhadoras com qualquer idade. A esposa e os filhos jamais devem sugerir que o seu familiar idoso pare de trabalhar.
Principalmente evitando o uso de termos como: “Pai, você já está idoso, já trabalhou muito durante toda a vida. Agora, precisa e merece repousar e desfrutar dos anos de vida que lhe restam”.
A reação do vendedor idoso deverá ser a de reunir os familiares e falar para eles que durante todos os anos que passou ele os ensinou que jamais se deve desistir ante um fracasso.
Pode e deve apresentar uma proposta desafiadora que pode ser mais ou menos nestes termos: “Confesso que sofro bastante quando não consigo vender as minhas mercadorias. Mas por que me convidam para o recolhimento e que encerre a minha carreira de vendedor como um fracassado? Só porque estou perto de completar oitenta anos? Só por isso? E você, minha esposa e companheira dedicada, aceitaria ao seu lado um homem fracassado? Apesar de saber que ainda tenho tantos sonhos a realizar, desejos de viver, e energia para continuar lutando por meus ideais? Agradeço vossos carinhos e preocupações. Proponho-vos um desafio: amanhã visitarei mais vinte clientes. Se nada conseguir vender, ficarei em casa, vestirei um pijama e nada mais farei a não ser esperar a morte. Concordam comigo?”.
Se a proposta for aceita pela família, enfrente o desafio e retome suas atividades de forma o mais normal possível. Cheio de otimismo, deverá sair a campo, visitando novos e velhos clientes. Muita venda conseguirá e voltará para casa, no fim da tarde, orgulhoso e com enorme alegria e provará aos seus familiares que com qualquer idade o otimismo sempre vence os obstáculos da vida.
E o vendedor, com certeza dirá aos filhos que devem lembrar que o sol some todos os dias nos fins de tarde, mas na manhã seguinte ele renasce brilhante e generoso criando e mantendo vidas em nosso planeta.
Poderá até ouvir da esposa aquele elogio que anima qualquer marido: “Querido, a cada dia te amo mais!”.
Fica a lembrança deste caso para meditarmos sobre como é importante ser otimista durante todos os anos da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário