segunda-feira, 26 de março de 2018

BRASIL ENVELHECIDO

O mundo em que vivemos hoje não suporta mais a visão ultrapassada de que o idoso é apenas um problema, um peso morto para a família e para a sociedade, especialmente quando sabemos que eles são pessoas úteis e que apenas por questões culturais, ainda são discriminadas e até, em alguns casos, considerados como descartáveis!
         As pessoas envelhecidas podem oferecer muito em favor da sociedade devido à experiência de vida acumulada, além de todo o tempo disponível para participar e contribuir com as atividades da comunidade onde vivem.
Os idosos precisam ser mais e melhor utilizados pelas atuais lideranças da sociedade.
A Gerontologia Social e a medicina geriátrica mostram que os idosos precisam de oportunidades para se reintegrar na vida social.
Os parentes e familiares de idosos devem dar oportunidades para que eles participem e se reintegrem a todas as fases da vida familiar.
         No Senado Federal funcionava a Subcomissão Permanente do Idoso, vinculada a Comissão de Direitos Humanos, chegavam correspondências, do Brasil inteiro, com pessoas idosas querendo participar; oferecer sugestões e também com cobranças, exigindo oportunidades para trabalhar, para exercerem a sua cidadania plena.
         O que eles mais pedem em missivas e telefonemas são providencias dos poderes da república e da sociedade para que os ajudem a conseguir a completa reintegração social.                       
Devido a nossa demora em adotar medidas para assistir de forma integral o segmento etário idoso, o número de técnicos em envelhecimento humano em atividade no país é até ridículo.
Hoje o Brasil tem cerca de 900 médicos geriatras, para atender aos mais de 23 milhões de idosos. Ainda é pior a situação dos Gerontólogo Sociais que são os técnicos em atividades sociais para idosos, apenas cerca de 400, em atividade no Brasil.
Os nossos governantes precisam ser lembrados de que a população brasileira está envelhecendo e os índices de natalidade estão reduzindo, para que eles coloquem este tema entre as prioridades de suas administrações.

Um comentário:

  1. Bom dia Prof Medeiros, eu criei um blog chamado Amigos da Terceira Idade, gostaria de saber se vc me permite divulgar alguns dos seus artigos, se possível passe lá e veja.

    http://gruponordestepb.blogspot.com.br/
    Tenha um bom dia.
    Abraços
    Diná

    ResponderExcluir