sexta-feira, 29 de dezembro de 2017


SABER ENVELHECER 

                Com o aumento da expectativa de vida da população o novo e grande desafio do ser humano é saber envelhecer. É conseguir chegar à Terceira Idade com boa qualidade de vida e um bom convívio com os seus familiares. Assim conseguirá ajuda para superar bem a série de limitações causadas pelo avanço da idade.
         O ser humano precisa, quando inicia o período de vida acima de trinta anos, ter como alvo principal criar as condições ideais para alcançar uma convivência fraterna e uma ótima harmonia com familiares, parentes e amigos.
Com o avançar dos anos de uma pessoa a família vai se tornando cada vez mais importante e será a principal base que a amparará na fase do aparecimento das limitações normais causadas pelo envelhecimento, tais como a redução da capacidade física e o aparecimento de sintomas que muitas vezes são traduzidos erradamente como doenças, quando em verdade são apenas dificuldades na realização de tarefas antes executadas sem dificuldade alguma.
Entre os muitos procedimentos que podem e devem ser usados quando o ser humano entra na idade dos “entas...”, ou seja: quarenta, cinquenta, sessenta e setenta anos, a atividade física, que deve ser acompanhada de muita leitura de jornais, livros e outros exercícios para ativar os neurônios; podendo começar incluindo na rotina as conhecidas “Palavras Cruzadas”, os jogos de dominó, damas e todas as atividades que exijam esforço mental.
É importante observar que muitas instituições de longa permanência para idosos, os chamados asilos, que já deveriam estar transformados em “Casas Lares” conforme determina a lei, estão cheias de pessoas idosas que não conseguiram semear amor entre os filhos e parentes próximos, por isso foram deixados nesses locais.
Aqui uma sugestão importante: Ao visitar uma dessas casas, faça contato com uma só pessoa por cinco vezes. Na primeira, na segunda e na terceira visita os parentes são os culpados por essa pessoa estar lá. Da quarta visita em diante, quando a pessoa começa a mostrar a sua personalidade para a visitante, prova que ela está ali por culpa de seus erros na convivência com familiares e parentes.
Por tudo isso é importante saber envelhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário