CUIDAR DA SAÚDE DOS IDOSOS
Pena que as nossas autoridades e a sociedade em geral não usam a grande mídia para chamar a atenção das pessoas com 60 anos ou mais para a realidade de que eles, devido à redução das imunidades, são menos resistentes as contaminações, estando, portanto sujeitos a adquirirem o vírus HIV que causa a terrível AIDS.
Sabe-se que a sexualidade não desaparece do ser humano por questões da idade, Apenas as doenças físicas ou psicológicas é que impedem a prática sexual.
A ciência médica hoje está muito avançada, ela coloca as próteses e outros tratamentos que corrigem e prolongam a vida sexual do ser humano envelhecido.
Só não sabem disso os humoristas que ficam por aí divulgado em suas piadas de que as pessoas idosas, especialmente os homens, não se interessam mais por sexo.
O número de pessoas idosas contaminadas pelo HIV, no Distrito Federal, vem aumentando significativamente nestes últimos anos. Basta consultar o Departamento de DST,AIDS e Hepatites Virais, o Órgão oficial da Secretaria de Saúde ou acessar http://www.aids.gov.br/ no menu Área técnica>Boletim epidemiológico.
O boletim do DST AIDS de 2009 indicava que o Distrito Federal registrava 543 casos de doentes de aids com mais de 50 anos.
Sabemos que a estatística existente sobre morte pelo vírus da aids entre as pessoas idosas é difícil, pois de cada dez pessoas dessa idade que morrem de infecção generalizada apenas uma ou duas são constatadas.
É necessário que as pessoas responsáveis especialmente pela saúde da população usem a imprensa para mostrar os perigos que uma pessoa contaminada representa, podendo contaminar muitas pessoas, especialmente agora em que os Grupos e Associações de idosos, que já são mais de 60 núcleos, com mais de 10 mil idosos, promovem bailes e festas todos os dias da semana, inclusive cobrando entrada para que os idosos participem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário