ESTACIONAMENTOS PARA IDOSOS
Parece que poucas pessoas sabem que é uma lei federal que regula a criação dos estacionamentos especiais para pessoas idosas nos estacionamentos públicos ou privados em todo o Brasil.
A quantidade desses locais que foram idealizados para facilitar um pouco a vida dessas pessoas, que hoje carecem de atenções especiais, mas que muito deram de si para que o país chegasse aos dias de hoje com as modernidades que os brasileiros desfrutam.
No Distrito Federal, a existência de estacionamentos destinados para idosos é mínima e assim mesmo, os poucos locais existentes, alguns seres a quem chamamos de “mautoristas”, os ocupam indevidamente.
Talvez esses seres que cometem essa agressão aos direitos dos idosos não conheçam a chamada “Lei do retorno”, que traduzida para que eles entendam diz: “Quem erra conscientemente, recebe o troco, ou seja, o castigo que eles bem merecem!”.
E, tem muito mais, basta lermos o que diz o Artigo 41 do Estatuto do Idoso – Lei 10.741 de 1º de outubro de 2003 – “É assegurada a reserva para os idosos, nos termos da lei local, de 5% (CINCO POR CENTO) das vagas nos estacionamentos públicos e privado, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso”.
E ainda tem mais, o Artigo 43 dessa mesma lei determina: “As medidas de proteção aos idosos são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta lei forem ameaçados ou violados”.
O que precisamos com toda a urgência são ações de nossas autoridades que criem as condições para uma fiscalização rígida, multando a todos os “mautoristas”, que além de merecerem multas e até terem os seus veículos guinchados para o depósito do Detran, receberem muitos pontos na carteira.
O único consolo que resta aos idosos é saberem que esses seres estranhos que cometem essas insanidades para com os idosos hoje, daqui a alguns anos também terão envelhecido, e alguns deles sentirão muito, mais muito remorso pelo que fizeram durante tantos anos em prejuízo das pessoas idosas.
Faz-se necessária uma grande campanha publicitária do governo alertando os “mautoristas” do mal que eles causam hoje.
Ainda há tempo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário