IDOSOS DEVEM SER LEMBRADOS EM 2012
Mais um ano que se finda e as expectativas de ações favoráveis à valorização dos seres humanos com mais de 60 anos, sem o uso de assistencialismos ou paternalismos, não se concretizaram.
Atualmente existe uma Secretaria Especial para Assuntos do Idoso, supostamente para efetivar a retomada dos trabalhos com idosos em suas comunidades. Trabalhos que foram interrompidos em 1999, pelo Governador Joaquim Roriz com a demissão de toda equipe de técnicos, interrompendo assim um importante trabalho altamente especializado que realizava eventos com idosos que envolviam cerca de 8 mil participantes dos 35 Grupos comunitários e das 15 Associações de Idosos, que eram Grupos que se transformaram em Associações de Idosos, nas mais diversas comunidades do Distrito Federal.
Até esta data, última semana de 2011, ainda não se têm notícias de que serão convocados Gerontólogos Sociais, Professores de Educação Física e de outros técnicos experientes para assumirem a retomada das atividades envolvendo o enorme contingente de pessoas idosas, cerca de 177 mil, que ainda vivem com suas famílias, e que apenas necessitam de oportunidade para exercerem a cidadania, melhorando assim a sua qualidade de vida. Essas pessoas não carecem de Assistência Social, o que elas almejam é uma nova chance para se reintegrarem à vida da sociedade.
Esses alvos foram alcançados nos 12 anos em que se realizaram eventos como Jogos Abertos da Terceira Idade, eleição da Rainha da Terceira Idade do Distrito Federal, encontro na Água Mineral, piquenique no Parque da Cidade, forró do cinquentões (a festa Junina dos idosos) Baile de Carnaval da Terceira Idade quando eram eleitas uma Rainha do Carnaval e duas princesas. As eleitas participavam da Corte do Rei Momo durante os festejos carnavalescos.
Todos esses eventos eram planejados, dirigidos e realizados sob o comando de técnicos altamente especializados, inclusive com formação internacional.
Tudo começou em 1986, no Governo do Doutor José Aparecido, e poderia estar acontecendo até hoje, não fossem as decisões dos governantes, de 1999 até os dias de hoje, que trocaram os Profissionais altamente qualificados que atuavam aqui, substituindo-os por apadrinhados políticos sem qualquer qualificação profissional dentro da Gerontologia Social.
Os idosos esperam novidades para 2012, pois afirmam: Enquanto há vida há esperança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário