quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

IDOSOS E O NATAL


Eis que chega o tempo de comemorar o nascimento de Jesus. A data mais importante para os seres humanos que procuram viver seguindo os ensinamentos do Mestre.
         Os idosos, são os mais chegados às tradições religiosas por terem vivido épocas em que o culto religioso era marcado como um dever sagrado para toda a família.
         Foi procurando ajudar os idosos a se prepararem para vivenciar  suas tradições religiosas sem provocar desentendimentos familiares, que os trabalhos executados com os idosos em Brasília desde 1986, visou sempre à valorização das pessoas envelhecidas, dando especial prioridade ao convívio integral deles com a família.
As reuniões nos Grupos e Associações de Idosos eram efetivadas nas segundas, terças, quartas, quintas e  sextas-feiras. Os fins de semana sempre foram reservados para que o idoso participasse integralmente da vida da família.
         Quando um idoso passa a ausentar-se da família nos fins de semana, ela vai se distanciando dele, então quando ficar dependente, os parentes estarão desacostumados a conviver com ele.
         Neste Natal espera-se que a grande maioria dos idosos possa contar com uma boa participação na família durante os festejos de fim de ano.
         Ainda bem que temos no Brasil as melhores leis do mundo para proteger aos envelhecidos.
Mas, é importante que aproveitemos para pedir a Deus e ao Mestre Jesus, que as autoridades façam cumprir integralmente essas leis, dando assim o melhor dos presentes que os idosos querem receber neste Natal: O fim das discriminações, do desrespeito aos direitos deles, para que possam desfrutar plenamente da cidadania, vivendo os os anos de vida que lhe restam cercados do respeito e admiração de seus familiares.
         Que este Natal proporcione para os idosos muita paz, luz e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário