IDOSOS EM BOA FORMA FÍSICA
A atividade física é um ponto importante na qualidade de vida do idoso. No entanto, o tipo do exercício a ser realizado depende do organismo e da vontade de cada um.
Nunca é tarde para começar. O corpo humano necessita estar em movimento, mas se o movimento for limitado às atividades diárias, como caminhar, sentar e levantar, subir e descer escadas, brincar com os netos, etc., ele ficará cada vez mais reduzido e que fará com que, progressivamente, o corpo se atrofie.
Com uma atividade física adequada, as articulações ganham a capacidade de movimento que precisam. Os músculos e os ligamentos são reforçados, a capacidade de oxigenação dos pulmões é aumentada, o sangue circula mais facilmente pelo organismo, além de aumentar a resistência física fazendo com que a fadiga demore mais tempo para ocorrer.
Durante as atividades físicas efetivadas junto de outros idosos os relacionamentos e as comunicações serão feitas com pessoas com problemas afins, com assuntos comuns para discutir e falar; a sensação de solidão será menor e a de companhia maior, a capacidade de prestar atenção e a memória serão exercitadas. Mediante movimento e com a prática de uma atividade física adaptada e contínua, a pessoa prolongará a sua forma natural de viver.
É importante que sejam escolhidas com muito critério as atividades físicas para fazer, pois o idoso precisa ter prazer e alegria ao praticá-los.
Os idosos precisam ser mais bem informados acerca dos valores e dos benefícios trazidos pela prática de atividade física, eles precisam ser melhor informados para se conscientizarem de que o movimento usado para a terceira idade não é o mesmo que o usado para as crianças e para os adultos. Deve-se buscar uma educação corporal permanente ao longo de toda a vida e que seja adaptada à medida que os anos forem passando.
Quem desejar pode conhecer o método Recreação Dinâmica de atividades físicas para a Terceira Idade que é composto de exercícios já experimentados por mais de 15 anos nos Grupos e Associações de Idosos do Distrito Federal.
Os idosos que desejarem praticar exercícios físicos especialmente criados para pessoas com cinqüenta anos ou mais, é só procurar no índice: Atividade física para idosos.
Esse método foi aplicado durante mais de 15 anos aqui no Distrito Federal, em Grupos Comunitários e Associações de idosos, que tiveram como ponto alto às chamadas “aulas de ginástica”, antecedidas por reuniões de integração social e cultural entre os participantes do grupo.
O grande pioneiro nos esforços para valorizar as pessoas idosas, através de reuniões semanais é o SESC.
A importância maior da atividade física para as pessoas terceira idade, é uma melhora expressiva na sua capacidade de se movimentar, o que proporciona uma muito melhor qualidade de vida.
Para os idosos a qualidade de vida é fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário