quinta-feira, 1 de março de 2012

REIVINDICAÇÕES DOS IDOSOS

Nas localidades onde existem Grupos Comunitários e Associações de idosos estão acontecendo atividades culturais, recreativas, sociais e esportivas que visam proporcionar uma melhor qualidade de vida para os envelhecidos.
         No Distrito Federal existem mais de 50 desses grupos e associações, criados a partir de 1986 em todas as cidades satélites.
         Brasília foi pioneira, aproveitando a iniciativa do SESC-DF, na formulação de uma política diferente com o objetivo de reintegrar esse segmento à vida familiar e comunitária através de práticas que têm como objetivo básico a valorização dos idosos que vivem nas comunidades, sem usar de assistencialismos ou paternalismos.
          Os idosos carentes e os institucionalizados foram deixados para serem atendidos pela Secretaria de Assistência Social.
         No dia 28 assistimos pela televisão a notícia de que grupos de idosos estão fazendo atividades físicas, e também reivindicando a criação da Universidade da Terceira Idade.
Assistindo essa notícia na televisão lembramos-nos da grande campanha efetivada em 1998 aqui no Distrito Federal, pela Subsecretaria para Assuntos do Idoso do Governo do Distrito Federal, que pleiteava a criação da Universidade Aberta para a Terceira Idade.
         Campanha criada com base no Artigo 20 da Lei 10.741, de 2003, Estatuto do Idoso, que determina: “O idoso tem direito a educação, esporte, cultura e laser, diversões, espetáculos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade”.
         O Artigo 21 determina: “O Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados”.
Ainda o parágrafo 1º determina: “Os cursos especiais para idosos incluirão conteúdo relativo ás técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna”.
As inúmeras atividades coletivas efetivadas pela população idosa brasileira merecem receber intensa divulgação.
Agora, com a existência de uma secretaria do idoso no governo atual, espera-se que sejam divulgadas pela imprensa novas reivindicações em prol da reintegração social e familiar do idoso.
João Batista de Medeiros
Ex-Subsecretário para Assuntos do Idoso do GDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário