quarta-feira, 4 de outubro de 2017

ENVELHECER É BOM

O envelhecimento começa com o nascimento. E, como passamos a viver mais, obviamente viveremos mais tempo envelhecidos.
            Se no início do século, apenas três por cento das pessoas esperavam durar mais de 60 anos, hoje em muitos países, essas porcentagem subiu para quinze por cento.
           As mulheres vivem em média, cinco anos mais que os homens talvez porque cuidem mais da saúde.
            Envelhecer é uma coisa natural, não devemos temer.
           Um poeta “sessentão” confirma essa tese de que o envelhecimento humano é desejável, respondendo ao um interlocutor que falou que não queria ficar velho.
           As pessoas precisam entender que, como diz o poeta: “Tem muita gente que sofre porque passou dos quarenta. Eles não sabem o que é certo, pois muitos não chegarão aos sessenta”.
           E continua o inspirado poeta: “Garanto a todos que não dói “sessentar”. É preciso usar de paciência para ver o tempo passar”.
           E finaliza: “Comemore com muita alegria o seu aniversário. A idade cronológica é apenas o tempo que vai passando”.
           O envelhecimento deve ser acompanhado de exercícios de cidadania, aplicando em tempo integral tudo o que aprendeu durante a vida. Defender sempre os seus direitos, mas usando a compreensão e o amor em todas as situações. Afinal de contas de que vale acumular conhecimentos se não é para usá-los para aumentar a auto-estima e a qualidade de vida?
           Sabe-se que Deus ajuda aqueles que usam a vida em busca da paz, da fraternidade entre seus familiares, membros da comunidade e a sociedade em geral. Portanto é bem melhor seguir os conselhos desse poeta sessentão e desfrutar da vida em todas as suas fases. Muito especialmente a fase da experiência quando poderá usar e aplicar tudo que aprendeu com a vida.
           Também poderemos seguir ao filósofo que afirma: “O ser humano precisa sonhar para viver. Quem não tem sonhos deve pedir algum emprestado!”.
            Ele conclui: ”Os anos vividos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo pela vida faz enrugar a alma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário