sexta-feira, 18 de dezembro de 2015


POLÍTICOS NÃO ENVELHECEM?

Neste fim de semana atendi a um convite para participar de uma solenidade promovida por um partido político com a finalidade de eleger um presidente de Diretório.
Eram dez horas e trinta minutos da manhã de domingo quando vi chegar um Senador da República e vários líderes partidários. E foi dada a abertura do evento.
Avisado que seria convidado para compor a mesa, mesmo não sendo filiado ao partido, preparei-me buscando o tema central a ser abordado: “O Partido assumirá a bandeira de lutas na defesa do idoso no Distrito Federal e no Brasil já na próxima eleição?”
Mostrei, em poucas palavras, pois concederam-me apenas três minutos para discursar. Falando rápido procurei mostrar o abandono em que se encontram os trabalhos de conscientização da sociedade para a necessidade de trabalhos técnicos e sérios para conseguir a reintegração social dos idosos, sem assistencialismos ou paternalismos, mas por técnicos em Gerontologia Social e Geriatria, a fim de reintegrar esse segmento etário no seio da família, da comunidade e da sociedade.
Encerrei a minha fala cheio de esperança na adesão do partido à luta em defesa dos idosos do Distrito Federal.
Seguiram-se quatro oradores, entre eles o presidente do partido no Distrito Federal, o novo presidente do Diretório local e o Senador. Falaram com otimismo sobre às próximas eleições. Nada falaram em assumir a luta em defesa dos idosos.
Após o encerramento da solenidade saí de mansinho “a francesa”, ou seja: Não falei com ninguém, apenas fiz acenos de despedida.
Voltei para casa um tanto decepcionado, mas com a consciência tranqüila por haver tentado chamar a atenção de um segmento político para um assunto tão importante, fundamental mesmo para os seres humanos, pois sabemos que só existem dois caminhos: ”Ou morre quando ainda jovem ou envelhece. Não existe nem mesmo a coluna do meio”.
Apesar dessa decepção, continuarei pronto a comparecer, quando convidado, a eventos coletivos, sempre para lançar o desafio a todos os segmentos etários em defesa dos direitos dos idosos: “Ou o ser humano se prepara para envelhecer ou sofrerá muito com a chegada das limitações que a idade trás.

João Batista de Medeiros
Ex Subsecretário para Assuntos do Idoso do GDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário