domingo, 20 de março de 2011

COMPLEXIDADES


Conheço muitos seres humanos complexos, difíceis de serem compreendidos!
Entre os seres criados por Deus, devido aos meus 78 anos de bem vividos, entendo que o mais complexo de todos é a mulher!
A complexidade é tanta que nenhum homem, até hoje, conseguiu entender completamente uma mulher. Os que acreditavam compreende-las, e dominá-las, mantiveram junto de si apenas um ser feminino infeliz, sofredor, incompleto.
Freud, o pai da psicanálise, em de seus últimos dias de vida, quando já não falava mais, comunicava-se apenas através da escrita, grafou um bilhete, que saiu publicado no The New York Times, em 2005, que diz: “Passei mais de vinte anos de minha vida estudando a mente feminina. Foi a mais difícil e complexa das minhas tarefas! E finaliza escrevendo em letras de forma: MAS AFINAL, O QUE É QUE A MULHER QUER HEIN?”.
Se ele, Freud, não conseguiu saber o que a mulher quer, não vou afirmar que as entendo. Prefiro ficar com a conclusão a que cheguei, faz algum tempo, pois sou casado há 56 anos, e o que é importante, com a mesma mulher!
Para mim, as mulheres não vieram ao mundo para serem compreendidas, mas, somente para serem amadas! Ao homem resta esforçar-se para amá-las, e manter uma boa convivência com elas!
Não sei porque estou abordando esse assunto, pois o que quero mesmo é abordar o assunto do envelhecimento humano para. informar às pessoas que ainda temem envelhecer, que já está valendo a pena chegar à idade da experiência.
Porque estaria valendo a pena envelhecer? Você, certamente sabe que existem somente dois caminhos para o ser humano: Ou envelhece ou morre ainda jovem.
Você é inteligente para preferir a primeira opção, ou seja, envelhecer.
Por isso é importantíssimo conhecer bem os caminhos que irão percorrer.
É lamentável, mas as informações sobre o envelhecimento humano ainda não mereceram a atenção da grande mídia. Seria de enorme utilidade para todos, mas, a realidade da vida parece que não dá Ibope que proporcione o interesse de patrocinadores, apesar do Brasil já possuir mais de 23 milhões de idosos!
As causas seriam a falta de profissionais que ajudariam o brasileiro a envelhecer com mais saúde e qualidade de vida. Eles ainda são muito poucos, As nossas Faculdades de Medicina formam, por ano cerca de 40 médicos Geriatras! Mesmo com a mortalidade diminuindo a ponto de os idosos já estarem ultrapassando os 80 anos de vida.
Hoje o Brasil, que possui as melhores Leis sobre o envelhecimento humano, tem pouco mais de 900 médicos Geriatras trabalhando, principalmente nas capitais e grandes cidades.
Nas cidades do interior do país existem muito poucos especialistas em envelhecimento em atividade.
Os Gerontólogos Sociais, que são os de número dois na lista de técnicos imprescindíveis, não passam de 400 em todo o país.
As nossas autoridades podem e devem atuar de forma a motivar a sociedade como um todo a cuidar do seu futuro, ou seja, criar as condições ideais para que as pessoas idosas vivam integrados na família, na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário