IDOSO, ESSE DESCONHECIDO
O Brasil conta hoje com cerca de 23 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Desse total cerca de 98% ainda vivem com seus familiares ou parentes, o que é um privilégio do Brasil.
É inaceitável que alguém ainda continue a pensar que os idosos precisam apenas é de ajuda social, de bengala, de pijama, de serem tratados como coitadinho ou coitadinha, de Vovozinho ou vovozinha, e que para eles só se deve oferecer asilos e caridade!
A Gerontologia Social e a Geriatria provam que os envelhecidos precisam apenas é de oportunidades para se reintegrarem na vida social e familiar.
Segundo projeções baseadas nas atuais taxas de natalidade e mortalidade, do IBGE, em 2020 os idosos já serão 18,02% da população; e, em 2040 representarão 25,08% do nosso país.
Devido à demora das nossas autoridades diretivas em adotar medidas para provocar em toda a sociedade brasileira a conscientização de que se faz necessário dedicar atenção especial nas questões que envolvem o segmento etário idoso, ampliando o número de técnicos em envelhecimento humano, pois o número de técnicos em atividade no país é até ridículo: Hoje o Brasil tem cerca de 900 médicos geriatras, para atender aos mais de 23 milhões de idosos.
Ainda é pior a situação dos Gerontólogo Sociais, que são os técnicos da linha da psicologia, que trabalham pela integração social e a melhoria da qualidade de vida deles. São apenas cerca de 400, em atividade no Brasil.
A Gerontologia Social é uma ciência nova. No Brasil, o primeiro Curso Internacional de Gerontologia Social, ocorreu em 1986, patrocinado pela ONU, e realizado em Porto Alegre. Participaram um pequeno número de felizardos. Apenas um representante de Brasília participou.
Hoje nosso país conta com a Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994; o Estatuto do Idoso, criado pela Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003. Essas leis colocam o nosso país entre os que possuem as leis mais completas em favor dos idosos.
Faltam ações das autoridades, e da sociedade, para que todos os brasileiros respeitem os envelhecidos de hoje, pois os idosos de amanhã serão os que hoje são jovens!
Ou será que eles não sabem que só não fica velho quem morre quando ainda jovem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário