O DIA DO IDOSO
A instituição Católica Luiza de Marilac, no ano de 1961, portanto há mais de 50 anos iniciou as comemorações em homenagem aos idosos. Essa obra social era mantenedora de várias casas de assistência, algumas para crianças e outras para idosos.
Portanto, o dia do Idoso começou a ser comemorado em São Paulo.
No Distrito Federal, o Dia 27 de setembro passou a ser comemorado como Dia do Idoso, mediante lei aprovada na Câmara Legislativa em 1987.
Apesar de todos esses anos, somente em 2000 é que foi apresentado no Congresso Nacional o Projeto de Lei número 2366/2000, determinando o dia 27 de setembro como o DIA NACIONAL DO IDOSO.
Esse Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade no Senado Federal, mas a Câmara Federal não aceitou a data sugerida pelo Senado, 27 de setembro, e através de um Projeto de Lei do Deputado Wellington Fagundes, do Mato Grosso, mudou a data das comemorações do DIA NACIONAL DO IDOSO para o dia 1º de outubro.
Essa data é o Dia Internacional do Idoso, por decisão da ONU - Nações Unidas.
Muitas Assembléias Estaduais e Câmaras de Vereadores aprovaram leis locais determinando o dia 27 de setembro como o DIA DO IDOSO.
O importante mesmo é que o dia 27 de setembro continuará sendo uma das datas especiais para os idosos brasileiros, que darão prosseguimento às comemorações que já são realizadas há tantos anos.
O que vale mesmo é que com toda essa proliferação de datas comemorativas, coloca o segmento idoso em evidência. O que é muito bom!
Saiba mais sobre os idosos no Blog:
www.idosos-profmedeiros.blogspot.com
João Batista de Medeiros
Gerontólogo Social
Ex-subsecretário para Assuntos do Idoso do Governo do GDF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário