IDOSOS E A CIDADANIA
Os idosos, aqui no Distrito Federal, já desfrutaram de muito prestígio junto aos governantes e a sociedade brasiliense de 1986 até 1999.
Foram 13 anos em que as pessoas envelhecidas foram tratadas como seres importantes da comunidade, que mereciam atenção especial através de reuniões culturais, esportivas e sociais onde eles exerciam a cidadania plena, orientados por técnicos altamente especializados que os tratava como cidadãos, pois tudo que acontecia nos Grupos Comunitários e Associações eram decididos pelos idosos, executadas por eles e desfrutadas por eles.
Os técnicos apenas viabilizavam o que os envelhecidos decidiam em reuniões específicas, através de votações em que apenas eventos aprovados por dois terços dos participantes eram executados. Nada que obtivesse apenas maioria simples era realizado.
Foram criados, planejados e executados muitos tipos de eventos, sempre visando melhorar a qualidade de vida deles.
Alguns desses eventos marcaram época entre a comunidade idosa de Brasília. Os que mais sucesso obtiveram foram: “Jogos Abertos da Terceira Idade”, “Baile das Debutantes da Terceira Idade”, “Piquenique no Parque da Cidade”, “Encontro na Água Mineral”, “Carnaval da Terceira Idade”, neste evento eram eleitas a Rainha do Carnaval da Terceira Idade e duas princesas. A rainha da Terceira Idade acompanhava o Rei Momo nos eventos do carnaval da cidade; Outro evento muito esperado era o “Forró dos Cinquentões”, a festa junina dos idosos.
Hoje, lamentavelmente os idosos estão sem o comando de uma liderança técnica que reúna pessoas especializadas em Gerontologia Social. Por causa disso, os mais de 60 grupos e associações que contam com cerca de dez mil idosos participantes, estão entregues a pessoas sem devido preparo. O que é muito ruim.
Devido a tudo isso e para agravar a situação, segundo o DST Aids, existem mais de quinhentas pessoas idosas contaminadas pelo vírus HIV, muitos deles já com Aids.
Espera-se que o Governador Agnelo, que é médico, seja informado desta situação terrível e realize uma campanha de esclarecimento sobre a gravidade do problema e as formas de prevenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário