EVENTOS PARA IDOSOS
Os idosos não gostam de ser tratados por velhos, vovôs ou outros termos que eles consideram pejorativos.
Eles preferem ser chamados de idosos, terceira idade, senhores e senhoras com idade avançada.
Essa de “Melhor idade” é invenção de gente jovem, pois a melhor idade que os idosos consideram é a da juventude.
A grande maioria dos idosos detesta ser comparado ou tratado como criança. Eles preferem conviver com pessoas adultas e não gostam de participar de festas organizadas para crianças. Eles ficam inibidos, o que prejudica os objetivos específicos de uma festa para idosos, que é realizada para que eles sintam-se à vontade e se divirtam.
Se algum idoso, por injunções familiares, é induzido a levarem seus netos a esses eventos, o resultado é que eles, os idosos, ficam a margem do que acontece, se restringindo apenas a curtir a diversão dos netos.
Um detalhe também comprovado é o de que, em eventos organizados somente para idosos e alguns jovens da família estiverem presente e assistindo ao evento, algumas senhoras idosas sentirão vergonha de dançar mais exageradamente, cantar, declamar poesias, como fazem quando estão reunidas somente entre elas.
Qualquer clube, Associação ou pessoas podem e devem promover eventos especiais para idosos. Basta dar a coordenação geral do evento a pessoas idosas que sejam extrovertidas, que demonstrem alguma liderança, pois estarão interagindo com seres humanos especiais e alguns deles já enfraquecidos pela idade avançada, mas a maioria são pessoas que foram líderes em suas famílias, criaram filhos e alguns até dirigiram empresas. Apenas pela chegada dos anos é que reduziram as suas atividades na comunidade.
Os eventos devem ser promovidos nas comunidades onde os idosos residam, evitando-se assim os deslocamentos para locais distantes, que pode preocupar os familiares deles e acarretar despesas com transporte e alimentação.
No blog: www.idosos-profmedeiros.blogspot.com é possível conhecer mais sobre atividades especiais para as pessoas idosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário