segunda-feira, 7 de novembro de 2016


AS MELHORES LEIS DO MUNDO

              Existe uma lei federal que todo brasileiro, com idade superior a quarenta anos, deveria conhecer e cumprir em toda a sua extensão.
         A Lei a que nos referimos começou a ser criada em 1990, no Senado Federal, em uma comissão presidida pelo então senador Juthay Magalhães, que contava com a presença do senador Nelson Carneiro e outros importantes legisladores.
         Durante quatro anos ela tramitou na Câmara Federal. Foram madrugadas de expectativas, passadas nas galerias e em gabinetes, tentando ajudar sua tramitação, informando aos deputados quanto à importância de alguns artigos, os quais certos legisladores teimavam em modificar.
         Finalmente em 1994, dia quatro de janeiro, o então Presidente Itamar Franco sancionou a Lei 8.842, que criou a Política Nacional do Idoso, dando assim ao Brasil um dos mais modernos instrumentos legais de defesa das pessoas envelhecidas.
         É uma pena que as autoridades brasileiras, bem como o povo em geral, não tomem conhecimento de sua existência! E, ela deveria ser uma “Bíblia” para as pessoas com mais de sessenta anos.
         O conteúdo desta lei, se ela fosse integralmente cumprida, faria com que os seres humanos brasileiros não tivessem medo de envelhecer; o que permitiria a eles desfrutar melhor da maturidade, da idade da experiência, época quando são mais bem degustados os sabores da vida!
Vieram a seguir outras importantes leis, entre elas a 10.741, sancionada em 2003, o Estatuto do Idoso. Esse conjunto de leis em vigor dá ao Brasil a condição de vanguardeiro mundial, como nação que possui as melhores condições para proteger as pessoas idosas.
Caso a sociedade brasileira decida obedecer na íntegra ao que determinam essas leis, os idosos brasileiros desfrutarão de uma ótima qualidade de vida, voltando a exercer plenamente a sua condição de cidadãos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário