quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


PELOTAS: A VERDADE



         Na década de 50 a Rádio Farroupilha, de Porto Alegre, lançou um programa humorístico sobre futebol que era apresentado todas as segundas-feiras, às 20 horas. O nome do programa era O DRAMA DO FUTEBOL, uma criação e produção de Carlos Nobre, que retratava o que acontecia na rodada de fim de semana do campeonato gaúcho.
         Cada clube era representado por um tipo. O Grêmio era um alemão mal humorado; o Internacional era um menino de rua; o Farroupilha de Pelotas era um gaúcho defensor das tradições gaúchas; o Esporte Clube Pelotas era um Professor da Faculdade de Direito local, muito pernóstico e exigente quanto à língua portuguesa. Por exemplo: Jogavam o Internacional e o Pelotas e o resultado da partida foi quatro a zero. Na segunda feira o Menino de rua chegava gozando com o “doutor Pelotas”: Mais báh, doutor Pelotas, o teu “timecos michurucus levou de quatro! O timizinho ruim o seu, metemos quatro golaços em vocêis!
         O doutor Pelotas respondia: Por favor, jovem mancebo, não castigues o vernáculo. Os atletas impulsionaram o esférico de couro que penetrou por quatro vezes o quadrilátero adversário, marcando quatro pontos!
         O proprietário da Churrascaria Boi na Brasa, no bairro cidade baixa, contratou o programa para que fosse apresentado diretamente da sua churrascaria.
         O estabelecimento passou a abrir na segunda feira à noite, especialmente para receber o programa. Foi um sucesso. A casa sempre lotada. O Tavares, como bom comerciante português, em uma determinada noite brindou os artistas com uma garrafa de uísque. Como os atores somente jantavam após as 22 horas, quando o programa encerrava. A bebida fez um efeito arrasador especialmente para o Radio ator Antônio Diniz, que representava o doutor Pelotas. Na hora do personagem pernóstico aparecer, ele bêbado, mudou o personagem e fez um “bicha” no lugar do professor pernóstico.
          O sucesso foi total. A platéia ria muito.
         Como era proibido, naquela época, representar bichas no rádio, o doutor pelotas passou a ser um “menino alegre”, tipo Zacarias dos trapalhões.
         Toda segunda feira, quando o Pelotas jogava, o Estado inteiro ouvia o programa só para rir do doutor Pelotas.
         A divulgação a nível nacional ficou a cargo do Chacrinha. Ele foi a Porto Alegre para transmitir ao vivo pela rede globo o seu programa “A Buzina do Chacrinha”.
         Quando um calouro de Pelotas foi se apresentar ele gozou o pelotense dizendo, daquele seu jeito: “... doutor Pelotas, u, u, u!”.
         Desse dia em diante a cidade de Pelotas passou a ser conhecida como uma cidade de bichas.
         Essa é uma grande injustiça, pois se trata de uma cidade maravilhosa, com gente digna de todo o respeito e admiração tanto pela sua cultura e seu progresso, sendo considerada como a segunda cidade do Estado do Rio Grande do Sul, só perdendo em importância para Porto Alegre.
         Pelotas entre outras coisas foi à primeira cidade do interior gaúcho a ter uma faculdade de direito e, em 1930, deu a primeira Miss Universo brasileira, a jovem Yolanda Pereira.
         Por ter ouvido diretamente o radio ator Antônio Diniz, em 1968, quando era locutor comercial e chefe da programação da noite, na Rádio Farroupilha, posso afirmar que esta é a verdadeira e correta versão da história.


João Batista de Medeiros
Locutor da Rádio Farroupilha de 1968 a 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário